13 de abr. de 2012

A lição de Virginia Woolf

Virginia Woolf fez e nos convida a fazer o exercício de descrever o mundo a partir da visão do outro. Flush era esse cachorrinho.


À medida que atravessava a grama alta, ele saltitava aqui e acolá, abrindo espaços na cortina verde. Os glóbulos frios de orvalho ou de chuva espalhavam-se em borrifos furta-cor em volta de seu focinho; o solo, em alguns locais duro, em outros fofo, frio ou quente, pinicava, incomodava e fazia cócegas nas almofadinhas de suas patas. Além disso, um enorme sortimento de cheiros combinavam-se nas variações mais sutis possíveis e intrigavam suas narinas; cheiros fortes de terra, cheiros doces de flores; cheiros inomináveis de folhas e de amoras; cheiros acres quando atravessavam a estrada; cheiros pungentes quando entravam nos campos de feijões. mas, de repente o vento trazia um cheiro cortante, mais acentuado, mais forte, mais lancinante do que qualquer outro - um cheiro que invadia o cérebro dele e aguçava mil instintos, liberando um milhão de lembranças - o cheiro de lebre, o cheiro de raposa.
Ele perseguia aquele odor como um peixe com pressa de subir o rio, pensando apenas em seguir em frente. esquecia-se da existência de sua dona; esquecia-se da existência de toda a raça humana.
Ouvia homens morenos gritando "Span! Span!" Ouvia chicotes estalando. Corria, disparava. Afinal, parava, atordoado; o encantamento se dissipara; vagarosamente, abanando o rabo em sinal de submissão, trotava pelos campos de volta ao local de onde a senhorita gritava "Flush! flush! Flush!" e sacudia seu guarda-chuva. E, pelo menos uma vez, o chamado foi ainda mais inevitável; a trompa de caça suscitou instintos mais profundos, aguçou emoções mais selvagens e mais fortes, que transcenderam a memória e fizeram com que se esquecesse da grama, das árvores, da lebre, do coelho e da raposa em um grito louco de êxtase.
O amor fez brilhar sua tocha em seus olhos; ele ouvia a trompa de caça da Vênus.
Antes de deixar completamente de ser um filhote, Flush já era pai.

Nenhum comentário: