(CECILIA LOMÔNACO)
No sonho de Kurosawa que assisti na aula de Psicologia, a criança, símbolo de uma humanidade que ainda não se conhece propriamente, sai de casa. A criança sai do lugar comum que cotidianamente habitamos. Sai do universo consciente da razão, do mundo dos símbolos, das tradições, dos conceitos e das representações. Sai do mundo familiar em busca de algo que percebe, claramente, estar faltando. É uma personagem feminina que o conduz até o altar vivo, interativo, dinâmico. E é ali, diante de si mesmo, que encontra o que pressentia lhe faltar ...
No sonho de Cecília, daquele mesmo dia, havia um quarto com quatro camas, duas delas em beliche. Escolho para dormir aquela mais próxima à janela, mas dali vejo um aluno jogando peixes na piscina. Que inconveniente, pensei. Esses lambaris cheiram mal, vão sujar a água. Não é este o lugar onde deveriam estar. Incomodada com o mal cheiro, decidi mudar de cama e escolho me instalar no beliche, na cama do alto. Vejo então, com grande surpresa, peixinhos dourados, belíssimos, inacreditavelmente brilhantes entrando pela janela. Pareciam voar!
Acordo e tento compreender: - que mensagem é esta que estes símbolos vêm me trazer? Passo o dia tentando matar a charada. - Que sonho esquisito, estranho demais! Foi somente no dia seguinte que tudo pareceu se encaixar. Sentia-me já há algum tempo angustiada com o fato de estar com muitas aulas neste semestre. Achava injusto trabalhar mais do que meus colegas. Ninguém parecia se importar. Ao mesmo tempo não conseguia decidir qual disciplina deveria deixar de ministrar, caso decidisse reivindicar ajuda dos colegas mais "folgados".
Foram os peixinhos dourados que me fizeram compreender que o mal cheiro da inveja que sentia estava roubando de mim a alegria e o prazer de estar fazendo o trabalho que tanto gosto de realizar. Assim, como no sonho de Kurosawa, coloco-me diante de meu próprio altar e encontro o que procuro. Compreendo que a justiça não precisa da medida da igualdade, da uniformidade. Compreendo que justo é aquilo que escolho realizar com a beleza e o brilho dos peixinhos dourados que vieram me visitar.
Um comentário:
Muito interessante cecilia!!
gostei muito, sonhos são realmente muito interessantes. Principalmente se paramos p pensar no que eles têm a nos falar.
muito bom mesmo!
Postar um comentário